O Que Realmente nos Pertence?!

"O Homem não possui de seu senão o que pode levar deste mundo. O que encontra ao chegar, e o que deixa partir, goza durante a sua permanência na Terra; mas, uma vez que é forçado a abandona-lo, dele não tem senão gozo e não a posse real.

Que possui ele, pois? Nada daquilo que é para uso do corpo, tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais, eis o que traz e o que leva, o que não está no poder de ninguém lhe tirar, o que lhe servirá mais ainda no outro mundo do que neste; dele depende ser mais rico em sua partida do que em sua chegada, porque daquilo que tiver adquirido em bem depende a sua posição futura... “(M. Espírito Protetor, Bruxelas, 1861).

Caros amigos, mais uma vez o evangelho vem nos mostrar que a nossa vida na face da Terra é apenas passageira, desta maneira pergunto a você, o que nos pertence realmente?! Ora, começarei pelo nosso próprio corpo onde o mesmo não nos pertence, e sim foi emprestado por Deus nosso pai, para que possamos nos melhorar a cada encarnação.

Se sabemos que este corpo de carne é emprestado, então não nos esquecemos de fazer bom uso dele, não podemos deixar de cuidar, mas como? Quando digo cuidar é não exagerar, ou seja, nosso corpo não foi emprestado, para que possamos gozar de uma alimentação exagerada, de vícios como o do sexo, da bebida e outros... mas sim, para que possamos buscar nosso objetivos traçados no plano Espiritual.

A riqueza material, ou seja, as propriedades, os carros, o dinheiro e etc, foi emprestado por Deus para que possamos usufruir sem orgulho, ostentação etc, a riqueza material "nos pertence" enquanto Deus quiser que ela faça parte de nossa vida.

A partir destes parágrafos, passamos a notar que Deus, nos emprestou inúmeras coisas; e o que levaremos para o “outro lado” após nossa passagem pela Terra?

Tudo que pertence a este planeta, aqui ficará ao desencarnarmos levaremos apenas aquilo que produzimos de bom ou mal; nossas atitudes voltadas ao nosso próximo.

Posso ser rico materialmente,no entanto não consigo nem ao menos escutar uma pessoa aflita, pois o orgulho, a ostentação dominam meu coração, como chegarei ao outro lado?

Por eu ser rico aqui na Terra, não quer dizer que chegarei rico no plano espiritual; meu títulos, meu dinheiro, isso nada interessará, é aí que ao desencarnar, aquela pessoa que lhe servia ainda quando encarnado, pode ser muito superior a você no plano espiritual.

Meus irmãos o que venho dizer-lhes, é que construam sua vida na Terra como passageira e vejam a espiritual como a verdadeira, pois é triste desencarnar e ver que você é “pobre de espírito”.

Lembrai-vos, quando chegares no Plano Espiritual, os bons espíritos olharão sua bagagem,


e nela deve conter para que possas passar dias melhores, o amor, a caridade, ou seja, seus atos de bom, sua inteligência e etc, esses serão as únicas propriedades que lhe pertence e que ninguém lhe tirará.


Roberto F. de Oliveira
Araçatuba - SP

Visite a
Outro Lado Home Page